BÍBLIA - A SUPREMA E INIGUALÁVEL HISTÓRIA DO AMOR

Deus é amor. Quando passamos  habitar permanentemente no amor, vivendo uma vida de amor, vivemos em Deus e Deus vive em nós. (I João 4.17 - parafráse "A Mensagem", Eugene H. Peterson).

Deus amou todo o mundo que deu seu Filho, seu único filho, pela seguinte razão: para que ninguém precise ser condenado; para que todos, crendo nele, possam ter vida plena e eterna. (João 3.16 - parafráse "A Mensagem", Eugene H. Peterson).

.

AMEM OS INIMIGOS

cresçam

"Vocês conhecem a antiga lei: Amem seus amigos', e seu complemento não escrito: 'Odeiem seus inimigos'. Quero redefinir isso. Digo que vocês devem amar os inimigos. Deixem que tirem o melhor de vocês, não o pior. Se alguém fizer mal a vocês, reajam com a força da oração, pois assim agirão do fundo do seu verdadeiro ser, do ser que Deus criou. É o que Deus faz. Ele dá o melhor - o Sol que aquece e a chuva que traz vida - a todos, sem distinção: os bons e os maus, os simpáticos e os antipáticos. Se tudo o que vocês fazem é amar apenas quem é amável, que recompensa esperam receber? Qualquer um pode fazer isso. Querem uma medalha por cumprimentar apenas os que são simpáticos com vocês? Qualquer pecador desqualificado age assim.

"Resumindo, o que querio dizer é: cresçam! Vocês são súditos do Reino; tratem de viver como tais. Assumam sua identidade, criada por Deus. Sejam generosos uns para com os outros, pois Deus age assim com vocês". (Mateus 5.43-48 - paráfrasse "A Mensagem" de Eugene H. Peterson)

O MANDAMENTO MAIS IMPORTANTE

amar

Um dos líderes religiosos, depois de acompanhar os debates e perceber como Jesus era incisivo em suas respostas, fez uma pergunta: "Qual é o mais importante de todos os mandamentos?".

Jesus respondeu: "O primeiro em importância é o seguinte: 'Ouça Israel: O Senhor seu Deus é único. Ame o Senhor seu Deus com toda a paixão, toda a fé, toda a inteligência e todas as forças'. E o segundo é: 'Ame o próximo como a você mesmo'. Não há nenhum outro mandamento que se compare a esses". (Marcos 12.28-31 - paráfrase "A Mensagem" de Eugene H. Peterson)

UM NOVO MANDAMENTO

identificados pelo amor

"Deixem-me dar a vocês um novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu amei vocês, amem uns aos outros. Dessa maneira todos irão reconhecer que vocês são meus discípulos, quando eles virem o amor que vocês têm uns pelos outros". (João 14.34,35 - paráfrase "A Mensagem" de Eugene H. Peterson)

O CAMINHO DO AMOR

1º Coríntios 13 - paráfase "A Mensagem" de Eugene H. Peterson

Se eu falar com eloquência humana e com êxtase própria dos anjos e não tiver amor, não passarei do rangido de uma porta enferrujada. Se eu pregar a Palavra de Deus com poder, revelando todos os mistérios e deixando tudo claro como o dia, ou se eu tiver fé para dizer a uma montanha: "Pule!" e ela pular e não tiver amor, não serei nada.

Se eu der tudo que tenho aos pobres e ainda for para a fogueira como mártir mas não tiver amor, não cheguei a lugar algum. Assim, não importa o que eu diga, no que eu creia ou o que eu faça: sem amor, estou falido.

O amor não desiste.

O amor se procupa mais com os outros que consigo mesmo.

O amor não quer o que não tem.

O amor não é esnobe,

Não tem a mente soberba,

Não se impõe sobre os outros,

Não age na base do "eu primeiro",

Não perde as estribeiras,

Não contabiliza o pecado dos outros dos outros,

Não festeja quando os outros rastejam,

Tem prazer no desabrochar da verdade,

Tolera qualquer coisa,

Confia sempre em Deus,

Sempre procura o melhor,

Nunca olha para trás,

Mas prossegue até o fim.

O amor nunca morre. A palavra inspirada um dia será esquecida; a oração em línguas vai passar; o entendimento alcançará seu limite. Nós conhecemos apenas parte da verdade e o que dizemos a respeito de Deus é sempre incompleto. Mas, quando o que é completo chegar, tudo que é incompleto em nós deixará de existir.

Quando eu era bebé, no colo da minha mãe, eu balbuciava como qualquer bebé.  Depois qie cresci, deixei para sempre essas coisas de bebé.

Hoje, não vemos as coisas com clareza. Estamos como que num nevoeiro, enxergando com dificuldade por entre a neblina. Mas isso não vai durar muito. O tempo vai melhorar, e o Sol vai aparecer! Então veremos tudo tão claramente quanto Deus nos vê, conhecendo-o diretamente, assim como ele nos conhece!

Mas, por enquanto, até chegar a perfeição, temos três coisas que nos guiam até a consumação de tudo: confiança firme em Deus, esperamça inabalável e amor extravagante. E o melhor desses três é o amor.

VIDA PLENA EM CRISTO

I João 3:18-20 - paráfrase "A Mensagem" de Eugene H. Peterson

Que amor maravilhoso o Pai nos concedeu! Vejam só: somos chamados "filhos de Deus"! É o que realmente somos. Mas é por isso também que o mundo não nos reconhece nem nos leva a sério, porque não tem ideia de quem ele é e do que pode fazer.

Mas, meus amigos, é exatamente isto que somos: filhos de Deus. E é apenas o começo. Quem pode dizer como será o fim? O que sabemos é que, enquanto Cristo finalmente se manifestar, nós o veremos - e, então, seremos como ele. Todos os que esperam sua vinda devem estar preparados, tendo como modelo a oureza gloriosa da vida de Jesus.

DEUS É AMOR

por isso amemo-nos uns aos outros

Meus amigos amados, continuemos a amar uns aos outros, pois o amor vem da parte de Deus. Quem ama é nascido de Deus e tem um relacionamento real com ele. Quem se recusa a amar não sabe o que mais importa sobre Deus, pois Deus é amor. Vocês não podem conhecê-lo se não amam. Foi assim que Deus demonstrou seu amor por nós: Deus enviou seu único filho ao mundo para que pudéssemos viver por meio dele. É desse amor que estamos falando. Não que tenhamos amado a Deus, mas que ele nos amou e enviou seu Filho como sacrifício para purificar nossos pecados e consertar os danos que eles causaram em nosso relacionamento com Deus.

Meus amigos queridos, se Deus nos amou assim, então devemos amar uns aos outros. Ninguém viu Deus, nunca. Mas, se amamrmos uns aos outros, Deus habitará no íntimo do nosso ser e seu amor será completo em nós - amor perfeito!

Sabemos que estamos vivendo uma vida plena nele, e ele em nós, porque ele nos deu vida que procede da sua vida, que vem do seu Espírito. Além disso, vimos por nós mesmos e continuamos a afirmar que o Pai enviou seu Filho para salvar o mundo. Quem confessa que Jesus é o Filho de Deus participa de um relacionamento íntimo e estável com Deus. É por saber disso que abraçamos de coração esse amor que procede de Deus. (I João 4.7-16 - parafráse "A Mensagem", Eugene H. Peterson).

AMAR E SER AMADO

Somos amados

Deus é amor. Quando passamos a habitar permanentemente no amor, vivendo uma vida de amor, vivemos em Deus e Deus vive em nós. Assim, o amor tem o controle da casa, fica à vontade e amadurece em nós, e não temos mais preocupação com o dia do juízo - nossa situação no mundo é idêntica à de Cristo. No amor, não há espaço para o medo. O amaor amadurecido expulsa o medo. Considerando que o medo causa uma vida vacilante e cheia de temores - medo da morte, medo do ulgamento -, podemos dizer que quem tem medo não está completamente aperfeiçoado no amor.

Mas nós podemos desfrutar o amor - amar e ser amados, pois primeiro fomos amados; por isso, agora podemos amar. A verdade é que ele nos amou primeiro.

Se alguém se vangloria, dizendo: "Eu amo a Deus" mas odeoa e despreza seu irmão, é mentiroso. Se não ama a pessoa que vê, como pode amar a Deus, a quem não vê? O mandamento que temos da parte de Cristo é sem rodeios: amar a Deus se vê na prática de amar o próximo. Vocês precisam amar os dois. (I João 4.17-21 - parafráse "A Mensagem", Eugene H. Peterson).

Graça - o significado e sentido do amor incondicional divino

Todas as versões bíblicas citadas são da NVI, exceto indicação em contrário

"E derramarei sobre a família de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de ação de graças e de súplicas. Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por ele como quem chora a perda de um filho único e se lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho." - Zacarias 12.10

"O menino crescia e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele." - Lucas 2.40

"Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigénito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade." - João 1.14

"Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre sobre graça." - João 1.16

"Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo." - João 1.17

"Estêvão, homem cheio da graça e do poder de Deus, realizava grandes maravilhas e sinais no meio do povo." - Atos 6.8

"Este, ali chegando e vendo a graça de Deus, ficou alegre e os animou a permanecer fiéis ao Senhor, de todo o coração." - Atos 11.23

"Despedida a congregação, muitos dos judeus e estrangeiros piedosos convertidos ao judaísmo seguiram Paulo e Barnabé. Estes conversavam com eles, recomendando-lhes que continuassem na graça de Deus." - Atos 13.43

"Paulo e Barnabé passaram bastante tempo ali, falando corajosamente do Senhor, que confirmava a mensagem de sua graça realizando sinais e maravilhas pelas mãos deles." - Atos 14.3

"De modo nenhum! Cremos que somos salvos pela graça de nosso Senhor Jesus, assim como eles também." - Atos 15.11

"Querendo ele ir para a Acaia, os irmãos o encorajaram e escreveram aos discípulos que o recebessem. Ao chegar, ele auxiliou muito os que pela graça haviam crido." - Atos 18.27

"Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus." - Atos 20.24

"Agora, eu os entrego a Deus e à palavra da sua graça, que pode edificá-los e dar-lhes herança entre todos os que são santificados." - Atos 20.32

"Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé." - Romanos 1.5

"A todos os que em Roma são amados de Deus e chamados para serem santos: A vocês, graça e paz da parte de Deus nossos Pai e do Senhor Jesus Cristo." - Romanos 1.7

"Sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus." - Romanos 3.24

"Portanto, a promessa vem pela fé, para que seja de acordo com a graça e seja assim garantida a toda a descendência de Abraão; não apenas aos que estão sob regime da Lei, mas também aos que têm a fé que Abraão teve. Ele é o pai de todos nós." - Romanos 4.16

"Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão. De fato, se muitos morreram por causa da transgressão de um só homem, mas a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só, Jesus Cristo, transbordou ainda mais para muitos. Não se pode comparar a dádiva de Deus com a consequência do pecado de um só homem: por um pecado veio o julgamento que trouxe condenação, mas a dádiva decorreu de muitas transgressões e trouxe justificação. Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo." - Romanos 5.15-17

"A Lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado transbordou a graça, a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor." - Romanos 5.20,21

"Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? Ou você não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte?" - Romanos 6.1-3

"Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça. E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da Lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma!" - Romanos 6.14,15

"Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela graça. E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça." - Romanos 11.5,6

"Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu." - Romanos 12.3

"Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé." - Romanos 12.6

"Em breve o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês. a graça de nosso Senhor Jesus seja com vocês." - Romanos 16.20

"Sempre dou graças a meu Deus por vocês, por causa da graça que dele receberam em Cristo Jesus." - 1 Coríntios 1.4

"Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói." - 1 Coríntios 3.10

"Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi inútil; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo,, não eu, mas a graça de Deus comigo." - 1 Coríntios 15.10

"Este é o nosso orgulho: A nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, especialmente em nosso relacionamento com vocês, com santidade e sinceridade provenientes de Deus, não de acordo com a sabedoria do mundo, mas de acordo com a graça de Deus." - 2 Coríntios 1.12

"Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alicerçando um número cada vez maior de pessoas, faça que transbordem as ações de graças para a glória de Deus." - 2 Coríntios 4.15

"Como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a graça de Deus." - 2 Coríntios 6.1

"Portanto, assim como em tudo tendes abundância: em fé, palavra, em conhecimento, e em todo o zelo e no vosso amor para conosco, assim também sobressai nesta graça." - 2 Coríntios 8.7 (Almeida Edição Contemporânea)

"Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos." - 2 Coríntios 8.9

"E nas orações que fazem por vocês, eles estarão cheios de amor por vocês, por causa da insuperável graça que Deus tem dado a vocês." - 2 Coríntios 9.14

"Mas ele me disse: 'Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza'. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim." - 2 Coríntios 12.9

"Admiro-me que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo." - Gálatas 1.6,7

"Reconhecendo a graça que me fora concedida, Tiago, Pedro e João, tidos como colunas, estenderam a mão direita a mim e a Barnabé em sinal de comunhão. Eles concordaram em que devíamos nos dirigir aos gentios e eles aos circuncisos." - Gálatas 2.9

"Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça vem pela Lei, Cristo morreu inutilmente!" - Gálatas 2.21

"Vocês, que procuram ser justificados pela Lei, separaram-se de Cristo; caíram da graça." - Gálatas 5.4

"Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado. Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento." - Efésios 1.4-8

"Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês salvos. Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie." - Efésios 2.4-9

"Deste evangelho tornei-me ministro dom da graça de Deus, a mim concedida pela operação de seu poder. Embora eu seja o menor dos menores de todos os santos, foi-me concedida a graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo e esclarecer a todos a administração deste mistério que, durante as épocas passadas, foi mantido oculto em Deus, que criou todas as coisas." - Efésios 3.7-9

"E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo." - Efésios 4.7

"A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo com amor incorruptível." - Efésios 6.24

"É justo que eu assim me sinta a respeito de todos vocês, uma vez que os tenho em meu coração, pois, quer nas correntes que me prendem, quer defendendo e confirmando o evangelho, todos vocês participam comigo na graça de Deus." - Filipenses 1.7

"que chegou a vocês. Por todo o mundo este evangelho vai frutificando e crescendo, como também ocorre entre vocês, desde o dia em que o ouviram entenderam a graça de Deus em toda a sua verdade." - Colossenses 1.6

"Eu, Paulo, escrevo esta saudação de próprio punho. Lembrem-se das minhas algemas. A graça seja com vocês." - Colossenses 4.18

"Assim o nome de nosso Senhor Jesus será glorificado em vocês, e vocês nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo." - 2 Tessalonicenses 1.12

"Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça, deem ânimo ao coração de vocês e os fortaleçam para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras." - 2 Tessalonicenses 2.16,17

"A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vocês." - 2 Tessalonicenses 3.18

"Contudo, a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus." - 1 Timóteo 1.14

"A Timóteo, meu amado filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor." - 2 Timóteo 1.2

"Que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Essa graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos, sendo agora revelada pela manifestação de nosso Salvador, Cristo Jesus. Ele tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho." - 2 Timóteo 1.9,10

"Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus." - 2 Timóteo 2.1

"O Senhor seja com o seu espírito. A graça seja com vocês." - 2 Timóteo 4.22

"Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens." - Tito 2.11

"Mas, quando, da parte de Deus, nosso Salvador, se manifestaram a bondade e o amor pelos homens, não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador. Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna." - Tito 3.4-7

"Vemos, todavia, aquele que por um pouco foi feito menor do que os anjos, Jesus, coroado de honra e de glória por ter sofrido a morte, para que, pela graça de Deus, em favor de todos, experimentasse a morte." - Hebreus 2.9

"Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade." - Hebreus 4.16

"Quão mais severo castigo, julgam vocês, merece aquele que pisou aos pés o Filho de Deus, profanou o sangue da aliança pelo qual ele foi santificado e insultou o Espírito da graça?" - Hebreus 10.29

"Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus; que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando muitos." - Hebreus 12.15

"Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja fortalecido pela graça, e não por alimentos cerimoniais, os quais não têm valor para aqueles que os comem." - Hebreus 13.9

"Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: 'Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes'." - Tiago 4.6

"Foi a respeito dessa salvação que os profetas que falaram da graça destinada a vocês investigaram e examinaram, procurando saber o tempo e as circunstâncias para os quais apontava o Espírito de Cristo que neles estava, quando predisse a vocês os sofrimentos de Cristo e as glórias que se seguiriam àqueles sofrimentos." - 1 Pedro 1.10,11

"Portanto, estejam com a mente preparadas, prontos para agir; estejam alertas e ponham toda a esperança na graça que será dada a vocês quando Jesus Cristo for revelado." - 1 Pedro 1.13

"Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas." - 1 Pedro 4.10

"O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido por pouco tempo, os restaurará, os confirmará, os fortalecerá e os porá sobre firmes alicerces." - 1 Pedro 5.10

"Com a ajuda de Silvano, a quem considero irmão fiel, eu escrevi resumidamente, encorajando-os e testemunhando que esta é a verdadeira graça de Deus. Mantenham-se firmes na graça de Deus." - 1 Pedro 5.12

"Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém." - 2 Pedro 3.18

.

© 2016 Worlds Collide. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora